Esse novo "planeta" esta no lugar certo para a vida, foi descoberto 20 anos-luz de distância.
O mundo recém-descoberto existe em um sistema solar muito semelhante à nossa, mas muito menor.
As tecnologias atuais não permitem aos cientistas estudar a atmosfera do planeta para os sinais químicos da vida.
Um novo membro de uma família de planetas girando em torno de uma estrela anã vermelha 20 anos-luz de distância acaba de ser encontrado. É chamado Gliese 581g, e "g" pode muito bem estar para Cachinhos Dourados.
Gliese 581g é o mundo descoberto pela primeira vez fora da Terra, que é do tamanho certo e local para a vida.
"Pessoalmente, dada a onipresença e propensão de a vida florescer onde é possível, eu diria que as chances de vida no planeta são 100 por cento. Tenho quase nenhuma dúvida sobre isso"
Steven Vogt, professor de astronomia e astrofísica na Universidade da Califórnia em Santa Cruz, disse à Discovery News.
As tampas descoberta em um esforço de 11 anos para arreliar para fora a informação a partir de instrumentos de telescópios terrestres que medem variações na luz das estrelas minutos causado pela força gravitacional dos planetas que orbitam.
Planet G - o sexto membro da família de Gliese 581 - órbitas bem no meio da região habitável desse sistema, onde as temperaturas seriam apropriados para a água líquida na superfície do planeta.
"Este é realmente o primeiro planeta" " Cachinhos Dourados ", o primeiro planeta que é aproximadamente do tamanho certo e só na distância certa para ter água em estado líquido na superfície", o astrônomo Paul Butler, com a Instituição Carnegie em Washington, DC, disse a jornalistas durante uma chamada de conferência quarta-feira.
"Tudo o que sabemos sobre a vida é que é absolutamente requer água em estado líquido", acrescentou. "O planeta tem de ser a distância certa da estrela por isso não é muito quente nem muito frio ... e depois tem que ter gravidade de superfície para que ele possa segurar uma atmosfera substancial e permitir que a água da superficie."
Com um tamanho três vezes maio que a Terra, o mundo recém-descoberto tem o músculo para manter a atmosfera. Além disso, ele tem o dom do tempo. Não só a sua estrela-mãe, especialmente de longa duração, o planeta está "preso" ao seu dom - semelhante à forma como a Lua mantém o mesmo lado apontado para a Terra - de modo que metade do mundo está na luz eterna e a outra metade em permanente escuridão. Como resultado, as temperaturas são extremamente estáveis e diversificadas.
"Este planeta não tem dias e noites. Onde quer que esteja neste planeta, o Sol está na mesma posição o tempo todo. Você tem zonas muito estável, onde o ecossistema permanece a mesma temperatura ... basicamente para sempre", disse Vogt . "Se a vida pode evoluir, ele vai ter bilhões e bilhões de anos para se adaptar à superfície."
"Dada a onipresença da água, parece provável que isso realmente tem água em estado líquido. Na superfície da Terra, em todos os lugares que você tem água líquida você tem a vida"Acrescentou Vogt.
A questão não seria a de defender que há vida em Gliese 581g, diz Butler. "A questão", disse ele, "seria a de demonstrar que não existe."
As tecnologias atuais não permitem aos cientistas estudar a atmosfera do planeta para os sinais químicos da vida, mas os astrônomos esperam muitos mais planetas semelhantes favorável à vida a ser descoberto em breve. Se um ou mais desses cruzar o rosto de sua estrela-mãe, em relação à nossa linha de visão, então é possível coletar dados atmosféricos.
"Este sistema não está em uma tal orientação que este planeta nunca irá transitar, assim, infelizmente este não é um caso em que a natureza tem jogado nos um osso", observou Vogt. "Dito isto, é tão perto e temos encontrado essa coisa tão cedo sugere que vamos começar a encontrar um monte dessas coisas no futuro e, eventualmente, iremos encontrar sistemas que fazem o transporte. Este é um prenúncio do que está para vir".
Será que todos os "E.Ts" que nos visitou na Terra são de lá?
Fonte:
http://news.discovery.com/
Comente! Não precisa estar logado em qualquer conta! Seja Anônimo!
2 comentários:
acerca de planetas como esse, existe um link muito interessante: http://blogs.abril.com.br/amazoniaverdevida?pageno=6. Seria coincidência?
Muito legal o blog!
Estava procurando coisas para o meu e acabei descobrindo o seu! hehehe
Parabéns! E quanto a Gliese, há uma grande discussão agora, se já esta difícil para nós irmos até planetas vizinhos, quem dirá para um à 20 anos-luz daqui!
Abraço!
Postar um comentário
-> NÃO faça comentários ofensivos;
-> Faça comentários apenas RELATIVOS ao assunto do artigo;
-> NÃO faça conversas nos comentários;
-> Se você ver algum erro ,por favor ,não reclame e sim, nos ajude a corrigi-lo;
-> Não use muitas letras MAIUSCULAS;
-> É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
-> Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;